HOME   / BLOG

  / Amamentação: Alicerce da vida

Blog

Mantenha-se atualizado

Maternidade

23/08/2018

Amamentação: Alicerce da vida

Aleitamento Materno um assunto tão importante, ainda mais para quem espera por um bebê. A amamentação envolve muitas dúvidas e é exatamente por isso que buscar informação fará com que você se sinta mais segura neste momento tão especial. Primeiro de tudo, entenda que o leite materno é o alimento ideal para o seu bebê. Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado. Até os seis meses de idade, não há necessidade de você oferecer água, chás ou qualquer outro tipo de alimento. Não tenha dúvidas do quanto o seu leite é perfeito para seu filho. Esqueça aquela história de “leite fraco”, isso não existe. O que pode acontecer é erro na técnica e com isso você e seu bebê podem ter dificuldade para se entender. Se a pega estiver incorreta, por exemplo, além de você sentir dor e seu seio ficar em frangalhos, seu bebê também não conseguirá sugar de maneira eficiente.
Resultado: bebê com fome e mamãe desesperada. Outros fatores também podem influenciar no sucesso da amamentação: insegurança, mitos e questões culturais, alimentação materna, tipos diferentes de mamilos. Ou seja, se você parar para pensar, todos eles podem ser identificados e corrigidos.
Então, mantenha a calma, pois há sempre o que fazer! Uma boa avaliação feita pelo Pediatra, pelo Obstetra e pela Consultora de Amamentação dará a você todas as ferramentas necessárias para transpor estes obstáculos.

E tudo isso já deve começar ainda na maternidade. É fundamental que seu bebê seja amamentado ainda na primeira hora de vida. Salvo os casos em que o bebê precise de algum suporte logo após o nascimento ou ainda aqueles encaminhados para a UTI Neonatal, todo bebê pode e deve ir ao peito de maneira imediata. Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, esta prática aumenta a duração do aleitamento materno posterior e, principalmente, reduz
a mortalidade neonatal. Mesmo nos casos de Parto Cesáreo, é possível garantir a amamentação na primeira hora de vida. Tenha em mente que o seu leite é responsável por toda a defesa que o seu bebê terá nos primeiros meses. O sistema imunológico do bebê é imaturo, então o que garante que ele consiga se defender de grande parte das infecções é exatamente o que você passa para ele através do seu leite (imunoglobulinas e anticorpos).
Então quanto antes você amamentar, antes você começa a proteger o seu bebê. E pensando nisso, que a prática da amamentação deve ser encorajada assim que possível inclusive dentro da UTI Neonatal. Mesmo que seu bebê seja prematuro, todos os esforços devem ocorrer para que ele não perca a possibilidade de ser amamentado. Aproveite o tempo que você ficará na maternidade para fortalecer o aleitamento materno e assim permitir que você possa ir segura para casa. Ter a certeza de alimentar o seu bebê com o que há de mais precioso, fará com que
você se sinta feliz. Por mais difícil que possa parecer no começo, logo você verá que tudo é uma questão de paciência e amadurecimento. Um dia de cada vez. Hoje você está melhor do que ontem. E amanhã, você estará melhor do que hoje. Peça ajuda, insista, persista, e não desista! Vê-lo crescer e se desenvolver sabendo que você é responsável por isso deixará seu coração em paz, eu garanto!
Beijo grande e boa sorte na sua caminhada!

 

Quadro de Dicas

-Mantenha uma boa alimentação, equilibrada e variada. Alimentos ricos em gordura boa (abacate, coco, azeite de oliva) ajudam a aumentar a produção de leite.
-Beba água, muita água! Ao menos 2 litros por dia.
-Bebidas alcoólicas são proibidas.
-Entrar em trabalho de parto ajuda na produção do Colostro (leite produzido nos primeiros dias após o nascimento).
-Se informe, busque ajuda! Não deixe que os palpites afetem a sua confiança.
-E nunca esqueça de que o Leite Materno é o melhor alimento para seu bebê e deve ser oferecido de maneira exclusiva até os seis meses de vida.

Dra. Karla Rosana de Oliveira
CRM-SC 14398 RQE 8137
Médica Coordenadora UTI Neonatal
ILHA Hospital e Maternidade